You are here: Home SFUAP

tigra.com.pt

 

www.sfuap.com

Sociedade Filarmónica União Artística Piedense

A Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP) foi fundada em 23 de Outubro de 1889 por um grupo de residentes da Cova da Piedade, de onde se destacavam operários corticeiros.

 

A instalação de empresas de construção naval na região, na década de quarenta do século XX, deu origem a uma maior ligação entre o diverso operariado, consolidando o espírito do associativismo em redor da colectividade, que conheceu apreciável incremento nas suas actividades.



A década de sessenta foi difícil para a colectividade, com a intervenção da polícia política do anterior regime (PIDE), através de perseguições e pressões junto de associados e dirigentes.



Uma das muitas consequências nefastas para a colectividade foi a destruição de ficheiros e de todo o seu espólio histórico, cuja recuperação só foi possível através do testemunho de alguns dos associados mais idosos.


Após a Revolução de Abril, a Sociedade renasce e ganha posição de referência no associativismo almadense. Foi uma das primeiras a fomentar o ensino da natação, actividade que hoje mantém com cerca de 2.500 alunos.


Na área da cultura possui escola de música, uma banda filarmónica, coro e biblioteca. No campo recreativo, já teve sala de cinema, mas prossegue com a realização de concertos, festas e bailes.


Na área do desporto têm fomentado diversas actividades, como judo, atletismo, yoga e aikido, sendo as mais representativas a ginástica e a natação.



A colectividade possui uma importante secção de campismo, com cerca de 4.500 praticantes, e um parque associativo na Praia da Mata, na Costa de Caparica.


A SFUAP é uma colectividade de Utilidade Pública e possui diversas condecorações:
Ordem de Benemerência, Medalha de Ouro da Cidade de Almada, Medalha de Mérito Cultural, Troféu Olímpico, Troféu e Placa de Mérito da Federação Portuguesa de Campismo, Medalha de Bronze da Federação Portuguesa de Natação e de Homenagem e Mérito da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio.